A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA DOS DEFICIENTES AUDITIVOS.

Todo o trabalho realizado com alunos surdos precisa contar com materiais que favoreçam a compreensão do assunto ou do tema que está sendo abordado, portanto, é necessário ter sempre acessível um acervo rico em imagens, tais como fotografias, gravuras de livros e de revistas, vídeos mapas, etc,  bem como acesso a internet para a busca de imagens que ilustrem textos e os contextos abordados. É de suma importância que as atividades elaboradas contemplem vivências e dramatizações variadas para que as explicações relacionadas aos temas se materializem contribuindo para a compreensão de conceitos. Exemplos: Ao se trabalhar uma unidade ou tema que se refere a alimentos é importante que os alimentos sejam levados para a sala de aula, ou que os alunos possam fazer uma visita a um supermercado, a uma quitanda ou a uma feira. Exemplos de materiais a serem utilizados no trabalho com alunos surdos
1-Fichário com gravuras
Caixa contendo fichas com gravuras de diversos temas para serem utilizadas quando necessário a fim de  relacionar nome ao objeto. As fichas poderão ser organizadas por ordem alfabética ou por temas. As figuras devem ser nítidas e o mais próximo possível do real. É importante que haja apenas um item em cada gravura para não confundir. As palavras poderão ser grafadas na frente da gravura, com letra de imprensa e manuscrita. Com o objetivo de ampliar a compreensão dos alunos o verso de cada ficha deverá conter frases e expressões onde a palavra apresentada apareça em diversos contextos.
2)Caixa de fotos ou gravura
Caixa com várias fotos ou gravuras coloridas e ricas em informações, retiradas de revistas, livros, internet ou fotografadas pelos próprios alunos. As fotos ou gravuras devem conter vários elementos e personagens. Este material poderá ser utilizado para estimular a criatividade e desenvolver a produção de textos.
3)Fichário de verbos
Fichário com folhas plásticas transparentes onde vão sendo armazenadas folhas de papel A4 contendo gravuras ou fotos de ações. Cada folha deverá conter gravuras, bem visíveis, representando apenas um verbo. O verbo será escrito abaixo da gravura e em seguida uma ou mais frases poderão compor o acervo com destaque para o verbo. Este material será muito útil no trabalho de produção de textos.
Os educadores devem estar dispostos às mudanças e estar constantemente revisando seus conceitos, ideologias e valores, para atuar como elementos facilitadores no processo de conscientização da construção de sua cidadania. Esse processo de construção deve partir da sua prática e dos conhecimentos prévios que esta prática possibilita. Os professores devem ser:
(...) colocados em um contexto de aprendizagem e aprender fazer fazendo :errando, acertando,, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo  hipóteses, observando, revendo, argumentando, tomando decisões, pesquisando (Leite,1999, p.28).
Nessa perspectiva observamos que no que se refere aos conceitos de inclusão e de necessidades educacionais especiais, mesmo que os professores já possuam esclarecimentos e idéias claras sobre estes assuntos, para muitos ainda é desconhecido o que realmente é o processo inclusivo e o que são pessoas com necessidades educacionais especiais.

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