Os cursos que recebem acadêmicos com necessidades educacionais especiais precisam, obrigatoriamente, buscar meios de inserir esse aluno da melhor forma possível, porém, nos cursos em que não há alunos incluídos, o processo inclusivo parece ser uma realidade ainda não conhecida e distante.
Quanto aos professores, percebe-se que, ao mesmo tempo que entendem ser necessário o atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino, sentem-se sem o preparo e a orientação para atenderem a essa demanda.
O principal obstáculo enfrentado pelo aluno incluído no ensino superior acredita-se ser, além das barreiras arquitetônicas, a falta de conhecimento e conscientização da população acadêmica com relação às necessidades educacionais especiais.
Este é um fator que precisa ser trabalhado e divulgado nas instituições de ensino superior, possibilitando a todos, docentes e discentes, o entendimento e o auxílio necessário para a efetivação do processo inclusivo. Outra questão de suma importância mencionada é a necessidade de criação de uma comissão específica em nível institucional para prover medidas que auxiliem no processo inclusivo.
Conforme estudo realizado, pode--se constatar que algumas universidades já possuem essa comissão de apoio especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos.
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior requer medidas que facilitem e auxiliem a concretização desse processo, como: formação continuada de professores, produção e adaptação de recursos pedagógicos, assessoria psicopedagógica, adaptação do currículo, bem como a reflexão de todos os envolvidos no processo educativo.
Torna-se necessário a criação de comissões ou núcleos na própria instituição responsáveis pelo desenvolvimento de ações que propiciem a inclusão de transformação e atualização, não basta só o professor buscar alterar suas práticas, mas a escola, o contexto onde este professor esta inserido deve sofrer alterações.
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