A VISÃO DO ALUNO DEFICIENTE E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.



  Os cursos que recebem acadêmicos com necessidades educacionais especiais precisam, obrigatoriamente, buscar meios de inserir esse aluno da melhor forma possível, porém, nos cursos em que não há alunos incluídos, o processo inclusivo parece ser uma realidade ainda não conhecida e distante.
Quanto aos professores, percebe-se que, ao mesmo tempo  que entendem ser necessário o atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema de ensino, sentem-se sem o preparo e a orientação para atenderem a essa demanda. 
O principal obstáculo enfrentado pelo aluno incluído no ensino superior acredita-se ser, além das barreiras arquitetônicas, a falta de conhecimento e conscientização da população acadêmica com relação às necessidades educacionais especiais.
 Este é um fator que precisa ser trabalhado e divulgado nas instituições de ensino superior, possibilitando a todos, docentes e discentes, o entendimento e o auxílio necessário para a efetivação do processo inclusivo. Outra questão de suma importância mencionada é a necessidade de criação de uma comissão específica em nível institucional para prover medidas que auxiliem no processo inclusivo.
 Conforme estudo realizado, pode--se constatar que algumas universidades já possuem essa comissão de apoio especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais incluídos.
 A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino superior requer  medidas que facilitem e auxiliem a concretização desse processo, como: formação continuada de professores, produção e adaptação de recursos pedagógicos, assessoria psicopedagógica, adaptação do currículo, bem como a reflexão de todos os envolvidos  no processo educativo.
 Torna-se necessário a criação de comissões ou núcleos na própria instituição responsáveis pelo desenvolvimento de ações que propiciem a inclusão de transformação e atualização, não basta só o professor buscar alterar suas práticas, mas a escola, o contexto onde este  professor esta inserido deve sofrer alterações.

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